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Certidão de Matrícula do Imóvel Atualizada

R$149,40

-7%

Essa é a forma mais rápida e fácil para visualizar o inteiro teor da matrícula de um imóvel, tal como ela existe no Registro de Imóveis em que ela está registrada. É um serviço disponível 24 horas por dia, disponível no momento da solicitação e com a possibilidade de ser impressa ou salva em PDF.

Por ser uma simples consulta dos dados, a matrícula on-line não tem validade jurídica. Para fazer o pedido, é preciso saber o estado, a cidade, a unidade registral em que a propriedade se encontra registrada e o número da matrícula.

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O que é a matrícula do imóvel?

A matrícula é o documento que identifica o imóvel. Cada matrícula possui um número e pode ser composta por várias folhas. Além de dados sobre a localização e metragem, informa a origem do imóvel e todos os fatos relevantes na história do imóvel, como: compras e vendas, hipotecas, penhoras, empréstimos, transmissões a herdeiros, arrematações, adjudicações etc.

Quais tipos de certidão o Registro de Imóveis fornece?

 

Solicitar Matrícula Online

Certidão Digital

Pesquisa de Bens

é a visualização da imagem da matrícula do imóvel, tal como a existente no cartório.

Certidão de matrícula do imóvel, com validade jurídica.

 

A certidão de matrícula do imóvel é a reprodução fiel dos dados que constam na matrícula, tais como:

  • Localização;
  • Dimensão;
  • Lote e quadra;
  • Qualificação do proprietário atual (nome, CPF, RG, estado civil etc.);
  • Datas dos registros e averbações;
  • Inventários;
  • Ações judiciais;
  • Compras e vendas;
  • Alterações pelas quais o imóvel passou (cada ato jurídico relacionado a ele deve ser averbado na matrícula).

Toda matrícula possui um número próprio.

Para que serve a certidão de Matricula Atualizada?

A certidão de matrícula do imóvel tem como principal função a certificação da propriedade.

Em outras palavras, é ela quem prova que uma pessoa é, de fato, o proprietário do imóvel nela especificado. Além disso, por conter todas as alterações e atos realizados desde a criação do imóvel, ela serve como um histórico dele.

Se uma pessoa deseja verificar se a propriedade X é de Fulano, basta que consulte a matrícula imobiliária do imóvel em questão. Isso é uma das práticas recomendadas na hora de negociar uma compra e venda de apartamento, por exemplo.

se tiver alguma pendência, dívida ou ação judicial, a certidão mostrará, evitando que o interessado adquira um imóvel em condições desfavoráveis.

A matrícula atualizada de imóvel traz o histórico completo da propriedade, incluindo todas as mudanças relacionadas ao imóvel desde o seu registro em cartório, como a troca de proprietário em caso de venda, por exemplo.

Essa certidão é normalmente solicitada para levantamento de informações a respeito de um determinado imóvel. Veja as principais situações em que o documento é pedido:

  • negócios de compra e venda;
  • análise de crédito nas instituições financeiras, como para financiamento imobiliário, por exemplo;
  • comprovação de titularidade.

O documento traz um número único de identificação da propriedade e é fundamental para garantir a regularidade do imóvel perante a lei. 

Vale destacar ainda que a matrícula é um dos primeiros documentos emitidos no processo de construção de um imóvel. 

Ela funciona como uma certidão de “nascimento” para registrar a propriedade no Cartório de Registro de Imóveis

Caso a situação do imóvel tenha alguma mudança, a atualização da matrícula deve ser feita para manter a regularização no cartório. 

As informações da matrícula ficam registradas em cartório e podem ser consultadas a qualquer momento por meio do número da matrícula.

Quem pode solicitar matrícula atualizada de imóvel.

Por se tratar de um documento público, a  matrícula de imóvel atualizada pode ser solicitada por qualquer pessoa, mas é necessário saber o número da matrícula para fazer o pedido.

Contudo, sem o número da matrícula não é possível encontrar as informações registradas em cartório para que seja possível incluir os dados atualizados no histórico do imóvel.

Como pedir a matrícula atualizada de imóvel online.

É possível pedir a matrícula atualizada sem sair de casa com praticidade, segurança e comodidade. O processo pode ser feito pelo site da Central das Certidões.

Veja como funciona o pedido:

  • acesse o site da Central das Certidões;
  • clique em “pedir certidão”;
  • preencha os dados solicitados, informando o tipo de documento desejado (neste caso, a matrícula de imóvel atualizada);
  • escolha a forma de pagamento e pronto. 

Agora é só aguardar a matrícula chegar até a sua casa. A Central das Certidões cuida de toda a comunicação com o cartório e burocracias do processo até que o documento chegue até você. 

Se você estiver em outro país, não precisa se preocupar: a Central das Certidões trabalha com entregas para o Brasil e para o exterior. São mais de 200 países atendidos e o envio é realizado através da empresa FEDEX. 

O que contém uma matrícula atualizada de imóvel.

Como explicamos logo no início deste post, a matrícula de imóvel atualizada contém todas as informações exatas e atualizadas de identificação da propriedade, indicando a situação atual da propriedade.

Antes de solicitar a matrícula de imóvel atualizada, é interessante saber qual o seu conteúdo. Nela constam dados como:

  • localização do imóvel;
  • metragem;
  • proprietários atuais e transmissões; 
  • origem da compra e venda através de instrumento particular ou escritura pública. 

O documento também informa a existência de ônus reais sobre o imóvel. De maneira resumida, o ônus representa qualquer tipo de obrigação que recai sobre a propriedade.

Se o imóvel foi dado como garantia em um financiamento, por exemplo, a informação vai estar descrita na matrícula atualizada. 

 

A Certidão de Matrícula – Inteiro Teor contempla os registros lavrados após 1976. Através dela é possível obter a reprodução integral e fiel das matrículas efetuadas no Livro 2 – Registro Geral. Popularmente, também é conhecida como matrícula atualizada, certidão do registro e matrícula do imóvel.

 

Ela é obrigatoriamente aberta quando da ocasião do primeiro registro do imóvel, em caso de fusão de imóvel, averbação, etc. A cada novo registro, é feita uma averbação.

Ao averbar uma escritura, por exemplo, registra-se na matrícula que ocorreu uma compra e venda e que existe um novo proprietário do imóvel.

Certidão de Matrícula

é uma cópia atualizada das informações do imóvel, utilizada para fins de comprovação dos dados e da propriedade do imóvel. É solicitada, por exemplo, pelos bancos para realizar contratos de financiamento e pelos tabelionatos para elaborar escrituras. Todo interessado em comprar um imóvel deveria, antes, consultar sua matrícula. 

Certidão de Ônus Reais – contém os dados do imóvel e dos proprietários e informa se há algum ônus que recaia sobre o imóvel, por exemplo, se o imóvel foi dado como garantia em um financiamento, se há uma promessa de compra e venda registrada no imóvel etc. Pode ser negativa – quando não há ônus, ou positiva – quando há ônus. Também é solicitada, por exemplo, pelos bancos para realizar contratos de financiamento e pelos tabelionatos para elaborar escrituras. 

Certidão de Ações Reais e Pessoais Reipersecutórias – contém os dados do imóvel e dos proprietários e informa se há alguma ação real ou pessoal que recaia sobre o imóvel. Trata-se de ações judiciais em que uma terceira pessoa alega ter direitos reais sobre o imóvel, ou reivindica para si o imóvel. A certidão pode ser negativa – quando não há ações, ou positiva – quando há ações. Também é solicitada, por exemplo, pelos bancos para realizar contratos de financiamento e pelos tabelionatos para elaborar escrituras. 

Certidão de que além deste imóvel não possui outro – contém os dados do imóvel e dos proprietários e informa que não há outro imóvel registrado no nome dos proprietários. É necessária, por exemplo, para solicitar liberação de recursos do FGTS. 

Certidão de que além deste ônus não possui outro – contêm os dados do imóvel, dos proprietários e do ônus e informa que não há outro ônus que recaia sobre o imóvel. 

Complementação da circunscrição anterior – quando houver, contém os dados do imóvel e dos proprietários. É necessária para imóveis que já estiveram sob responsabilidade da outra serventia e passaram a ser de responsabilidade da 3ª Zona. 

Negativa de propriedade – contém os dados da pessoa e informa que ela não possui imóveis registrados em seu nome na cidade ou zona sob responsabilidade daquele Registro de Imóveis. É necessária, por exemplo, para solicitar liberação de recursos do FGTS. Quando o solicitante pede uma certidão negativa de propriedade, mas a pessoa possui imóvel, é fornecida a certidão de matrícula. 

Quinzenária – é composta pela certidão de matrícula atual do imóvel, além dos registros dos últimos quinze anos. 

Transcrição (Livro, Fls, No) – contém a transcrição do conteúdo do registro efetuado no livro e folha indicados. 

Vintenária – é composta pela certidão de matrícula atual do imóvel, além dos registros dos últimos vinte anos. 

Relação de proprietários – contém a lista dos imóveis que fazem parte de um condomínio, com os respectivos proprietários. É necessária para elaboração e alteração de convenções de condomínio. 

Negativa de endereço – informa que não há imóvel registrado com aquele endereço.

 

Qual Certidão Solicitar?

Tipos de Certidão:

Certidão de Documento Arquivado: Esta certidão corresponde a documentos constantes do acerto do cartório e que foram utilizados para a realização de um registro ou averbação relativos a imóveis. A título de exemplo, poderá ser solicitada as cópias de convenção de condomínio, contratos particulares diversos, baixa de construção, memorial de incorporação, plantas, entre outros.

Certidão de Matrícula – De Inteiro Teor, de Ônus e de Ações Reipersecutórias: Esta certidão contempla a emissão da cópia da matrícula do imóvel, em inteiro teor, onde também será certificada a existência/inexistência de ônus e ações.

Certidão de Matrícula – Inteiro Teor: Esta certidão contempla os registros lavrados após 1976. Através dela é possível obter a reprodução integral e fiel das matrículas efetuadas no Livro 2 – Registro Geral. Popularmente, também é conhecida como matrícula atualizada, certidão do registro e matrícula do imóvel.

Certidão de Propriedade: Esta certidão tem por finalidade informar a existência de imóveis e/ou direitos reais em nome de determinada pessoa física ou jurídica. Se requerido pela parte, as certidões podem conter quesitos, como por exemplo, a indicação dos imóveis já transmitidos ou a indicação de propriedade de imóveis referente a um edifício ou bairro específico. Pode apresentar resultado positivo, indicando que o pesquisado figura como proprietário de registro ou atende ao quesito solicitado. Ou negativo, comprovando que o pesquisado não possui imóveis registrado em seu nome.

Certidão de Registro Auxiliar – Inteiro Teor: Esta certidão contempla a reprodução integral e fiel do registro efetuado após 1976 no Livro 3 – Registro Auxiliar. Relaciona-se a atos que foram atribuídos por lei ao registro de imóveis mas que não estão relacionados diretamente ao imóvel. Por exemplo, convenções de condomínio, cédulas de crédito, convenções antenupciais e etc.

Certidão de Registro Auxiliar – Por Quesito: Esta certidão contempla atos registrados após 1976 no Livro 3 – Registro Auxiliar. Relaciona-se a atos que foram atribuídos por lei ao registro de imóveis mas que não estão relacionados diretamente ao imóvel. É indicada quando os interessados buscam localizar registros e não possuem o respectivo número. (Caso possua o número do registro, a certidão a ser solicitação é Certidão de Registro Auxiliar – Inteiro Teor). Por meio desta certidão é possível obter convenções de condomínio, pactos antenupciais, cédulas de crédito, dados do contrato de penhor e etc.

Certidão de Registro de Imóvel: Esta certidão é utilizada quando os interessados buscam localizar registros de um determinado imóvel, a partir do Indicador Real (Quadra, Lote e Bairro). A certidão poderá ser: positiva, apresentando o número dos registros relativos ao imóvel, ou negativa, caso não seja encontrado registros relacionados ao imóvel pesquisado.

Certidão de Transcrição – Inteiro Teor: Esta certidão contempla os registros lavrados antes de 1976. Por meio desta certidão é possível obter integralmente o teor do registro efetuado nos antigos livros de hipoteca (antigo livro 2), transcrição das transmissões (antigo livro 3), registros diversos (antigo livro 4) e outros.

Certidões de Ônus e de Ações Reipersecutórias: A certidão de ônus e ações reipersecutórias, com indicação de número de matrícula ou de registro do imóvel, realizadas com base no indicador real, tem por finalidade informar a existência ou inexistência de algum empecilho registrado na matrícula ou transcrição, como por exemplo: alienação fiduciária, hipoteca, servidão, cláusulas de impenhorabilidade, incomunicabilidade e inalienabilidade, além da certificação sobre ações judiciais que possam incidir sobre o imóvel. Na grande maioria das vezes, é utilizada em conjunto com a certidão de inteiro teor da matrícula ou transcrição.

 

CERTIDÃO DE MATRÍCULA DO IMÓVEL ATUALIZADA: O QUE É?

A Certidão de Matrícula Atualizada do Imóvel, também conhecida como Certidão de Ônus Reais ou Certidão Negativa de Ônus Reais e Ações Reipersecutória, é o documento que contém todas as informações que constam no Registro de Imóveis sobre um determinado bem imóvel. Amplamente utilizada pelo mercado imobiliário como origem segura de informações importantes, a Matrícula Atualizada de Imóvel verifica a seguridade em transações econômicas e traz transparência em relações de natureza jurídica.

Neste documento, haverá o histórico completo da propriedade, bem como todas as alterações e os ônus que, eventualmente, possam existir. Além da localização correta do imóvel, a descrição da área, informações dos proprietários atuais e anteriores, dos confrontantes, das transações ocorridas, como compra e venda, doações, reserva de usufruto, dentre outras.

A Certidão de Matrícula do Imóvel Atualizada é indispensável na hora de realizar um investimento imobiliário, solicitar análise de crédito em instituições financeiras, comprovar titularidade, dentre outras situações. Este documento, emitido pelo Cartório de Registro de Imóveis, comprova a propriedade e situação jurídica de um patrimônio e também informa todos os componentes que identificam um determinado imóvel.  

O CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS PODE PRATICAR OS SEGUINTES ATOS NA MATRÍCULA: 

  • Registro

Pode-se dizer que o registro é o ato praticado para transmissão ou constituição de um direito real, seja realizado por pessoas vivas ou em razão da morte de alguém, tendo como exemplo, registro de uma compra e venda, de uma doação, de aquisição do imóvel por herança, da instituição de bem de família, das penhoras, arrestos e sequestros de imóveis, etc. 

  • Averbação

Averbação são os atos praticados para alterar as condições do registro do imóvel, como, por exemplo, acontecimentos que alterem os elementos do registro, seja quanto à parte física da propriedade (construção de uma casa, cômodo ou alteração de nome de rua), quanto à situação do proprietário (troca de estado civil ou de nome, por exemplo). 

Deseja emitir sua matrícula atualizada de imóvel com rapidez e eficiência?
Oferecemos as melhores soluções para agilizar a emissão de certidões. Bastam alguns cliques para você solicitar seu documento. Somente aqui você encontra o melhor suporte, o menor prazo do mercado e frete grátis! Acesse e confira!

CERTIDÃO DE MATRÍCULA DO IMÓVEL ATUALIZADA: QUAL É A FINALIDADE?

A emissão de uma Certidão de Matrícula, resumidamente, tem as seguintes finalidades:

  • Localização, descrição e confrontação do imóvel;
  • Qualificação completa dos proprietários atuais;
  • Todas as alterações, chamadas de averbação, referentes ao imóvel ou aos seus proprietários;
  • Qualquer tipo de evento e alteração do imóvel.

Uma vez que as inscrições das informações constantes nas matrículas possuem fé pública, as certidões servem para dar publicidade à coletividade e garantir segurança jurídica, e evitar, assim, casos de omissões nos registros, combater fraude contra credores e outras irregularidades durante a execução de uma transação imobiliária.

CERTIDÃO DE MATRÍCULA DO IMÓVEL ATUALIZADA: QUAL É O SEU PRAZO DE VALIDADE?

Conforme o DECRETO Nº 93.240/1986, para fins de transações imobiliárias, isto é, lavratura de atos notariais envolvendo imóveis, a validade será de 30 (trinta) dias contados de sua emissão. O prazo para emissão e disponibilização de qualquer certidão não poderá exceder cinco (5) dias, contados da solicitação no registro de imóveis competente, devendo o Oficial fornecê-la no menor tempo possível.

MEU IMÓVEL NÃO POSSUI NÚMERO DE MATRÍCULA, O QUE DEVO FAZER?

Antes da entrada em vigor do atual sistema registral, os imóveis possuíam transcrições, e gradualmente, isto é, ocorrendo alterações envolvendo bem imóvel, eram abertas as matrículas. Logo, se para o seu imóvel não houver número de matrícula específica, você deve procurar obter a Certidão de Transcrição do Imóvel, que você encontra aqui no site como uma opção dentro da Certidão de Matrícula.

Curiosidade: você sabia que imóveis antigos, registrados até 1975, possuíam apenas a Certidão de Transcrição.

A Certidão de Transcrição do Imóvel existe para imóveis registrados até 1º/01/1976, ano em que entrou em vigor a atual Lei de Registros Públicos, após isso, houve a criação das matrículas, certo que cada imóvel terá matrícula própria, que será aberta por ocasião do primeiro registro a ser feito na vigência do atual sistema. A matrícula atualizada de imóvel é fundamental para garantir agilidade na negociação de um patrimônio.

COMO SOLICITAR A CERTIDÃO DE MATRÍCULA ATUALIZADA DE IMÓVEL?

  • Escolha o produto “Certidão de Matrícula Atualizada” pelo menu ou barra de busca;
  • Informe todos os dados da certidão e clique em “Continuar”;
  • Confira todas as informações com atenção e clique em “finalizar pedido”;
  • Preencha com suas informações pessoais e escolha a forma de pagamento;
  • Assim que o pagamento for confirmado, seu pedido será aprovado.

VANTAGENS DE SOLICITAR A MATRÍCULA ATUALIZADA DO IMÓVEL AQUI?

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  • Contamos com uma equipe de especialistas para agilizar suas certidões com apenas alguns cliques!

 

OBS:

A certidão digital é o documento expedido pelo Oficial de Registro de Imóveis ou por seu preposto, com fé pública, no meio eletrônico. São arquivos assinados digitalmente com certificado digital − ICP/BR. Assim como as certidões físicas, possuem validade por 30 dias para a prática de atos notariais.

Antes de concluir a solicitação da certidão digital, verifique se todos os dados fornecidos estão corretos visto que o preenchimento é de total responsabilidade do solicitante.
Alertamos que uma vez expedida a certidão não é possível seu cancelamento, ou a emissão da certidão do imóvel correta sem custo, ou a devolução dos valores pagos por preenchimento incorreto de dados.

Se as informações fornecidas na solicitação forem insuficientes, preenchidas com dados incompletos impossibilitando o entendimento do Cartório para a emissão da certidão, o Registro de Imóveis poderá realizar a devolução do pedido, retornando para a conta do solicitante o valor pago pela emissão da certidão.

Devolução de valores O valor ficará disponível no menu Relatório Financeiro e poderá ser solicitado o estorno para a conta bancária. O valor será creditado em até 10 dias corridos na conta indicada.

Qual é o custo O valor do serviço de Certidão Digital é definido pela tabela de custas de cada Estado. Para mais informações, acesse a tela inicial e clique em Consultar valor dos serviços.

Prazo para recebimento A Certidão Digital solicitada durante o horário de expediente, será emitida e disponibilizada para download pelo cartório, conforme prazo determinado pelo Estado.

A Certidão Digital ficará disponível para download neste site, acessando o serviço CERTIDÃO DIGITAL.

 

Tipo de Certidão Pedido Por Prazo de Resposta Valor
Positiva/Negativa de Propriedade Pessoa 5 DIAS R$ 149,40
Positiva/Negativa de Propriedade Endereço 5 DIAS R$ 149,40
Vintenária Matrícula 5 DIAS CÁLCULO CARTÓRIO *
Vintenária Transcrição 5 DIAS CÁLCULO CARTÓRIO *
Vintenária Endereço 5 DIAS CÁLCULO CARTÓRIO *
Matrícula – Inteiro Teor Matrícula 4 HORAS R$ 149,40
Matrícula – Inteiro Teor Endereço 5 DIAS R$ 149,40
Transcrição Transcrição 5 DIAS R$ 149,40
Transcrição Endereço 5 DIAS R$ 149,40
Pacto Antenupcial Registro 4 HORAS R$ 149,40
Pacto Antenupcial Pactuantes 5 DIAS R$ 149,40
Ônus e Alienações Matrícula 5 DIAS R$ 149,40
Ônus e Alienações Transcrição 5 DIAS R$ 149,40
Ônus e Alienações Endereço   R$ 149,40
Documento Arquivado Matrícula 5 DIAS R$ 149,40
Documento Arquivado Nº do Protocolo 5 DIAS R$ 149,40
Documento Arquivado Nº do Registro do Livro 3 5 DIAS R$ 149,40
Convenção de Condomínio Endereço 5 DIAS R$ 149,40
Convenção de Condomínio Nº do Registro do Livro 3   R$ 149,40
Convenção de Condomínio Nome do Condomínio 5 DIAS R$ 149,40
Livro 3 – Garantias Pessoa 5 DIAS R$ 149,40
Livro 3 – Garantias Nº do Registro do Livro 3 4 HORAS R$ 149,40
Outros Registros Livro 3 – Auxiliar Pessoa 5 DIAS R$ 149,40
Outros Registros Livro 3 – Auxiliar Nº do Registro do Livro 3 4 HORAS R$ 149,40
Inteiro Teor, Ônus e Ações Matrícula 5 DIAS
Inteiro Teor, Ônus e Ações Transcrição 5 DIAS
Por Quesitos Matrícula 5 DIAS
Por Quesitos Transcrição 5 DIAS
Por Quesitos Endereço 5 DIAS
Por Quesitos Nº do Registro do Livro 3 5 DIAS
Negativa de Penhor Pessoa 5 DIAS
Negativa de Penhor Nº do Registro do Livro 3 5 DIAS
Ônus Reais e Ações Reipersecutórias Matrícula 5 DIAS
Ônus Reais e Ações Reipersecutórias Transcrição 5 DIAS
Usucapião Para Fins de Usucapião 5 DIAS
Propriedade, Ônus e Alienações Matrícula 5 DIAS
Propriedade, Ônus e Alienações Transcrição 5 DIAS
Propriedade, Ônus e Alienações Endereço 5 DIAS
Cadeia Dominial Matrícula 5 DIAS
Cadeia Dominial Endereço 5 DIAS

 

Validação Online


Para validar uma certidão digital, poderá tirar uma foto do QRCODE, clicar no HASH inserido na lateral da certidãoexpedida, ou ainda, acessar na tela inicial do Serviço de Atendimento Eletrônico Compartilhado e validar a certidãodigital, inserindo o código HASH, no ícone “ Validar Certidão”.

Certidão Digital


O serviço de Certidão Digital é o documento expedido pelo Oficial de Registro de Imóveis ou por seu preposto, com fépública, no meio eletrônico.
São arquivos assinados digitalmente com o certificado digital ICP-Brasil.
Assim como as certidões físicas, a certidão digital expedida possui validade por 30 dias para a prática de atos notariais.

Solicitar Certidão de Matrícula do Imóvel

As certidões emitidas pelos oficiais de Registro de Imóveis podem abranger informações contidas em livros, atos ou documentos arquivados na unidade registral. Certidão da matrícula do imóvel, certidão de registro no livro 3, certidão de documento registrado ou arquivado, certidão de propriedade ou negativa de propriedade são apenas algumas das possibilidades que podem ser solicitadas pelo Portal Integrado do RIB.

Os arquivos são assinados digitalmente, com certificado digital ICp/BR, e possuem validade por 30 dias para a prática de atos notariais. Este serviço permite que você receba a certidão digital pelo download da versão eletrônica do documento, com o mesmo valor legal da certidão física em papel. A validação da certidão também pode ser feita pelo próprio Portal Integrado do RIB, no botão abaixo.

Certidão de matrícula do imóvel, com validade jurídica

Valores e prazos

A quantia a ser paga e o prazo para entrega variam de acordo com a tabela de custas aprovada em cada estado e pela legislação local. Para mais informações, consulte diretamente a Central Eletrônica do estado responsável pela certidão desejada.

Informação adicional

Dimensões 21 × 29,7 cm

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